sexta-feira, maio 19, 2006

Pra quem curte tecnologia


Achei esse texto agora a noite no Portal Terra. Pra quem curte informática e tecnologia, vale a pena dar uma lida.

Água e nano-fios podem aumentar armazenamento de dados


Água e fios de dez átomos de espessura poderiam ser usados para construir os menores e mais densos elementos de armazenamento de dados conhecidos. Os fios, com espessura de três bilionésimos de metro, poderiam ser usados para guardar 12,8 Terabytes de dados em um centímetro cúbico de memória, diz a NetworkWorld.

A pesquisa da Universidade de Drexel descobriu que cercar com água fios ferroelétricos em escala nanométrica estabiliza sua carga elétrica. Isto significa que eles poderiam ser usados para estocar dados usando as duas direções potenciais de carga de modo a codificar os zeros e uns do sistema binário.

Materiais ferroelétricos em nano-escala têm cargas elétricas espontâneas e reversíveis, ou seja, os dois pólos elétricos podem se reverter espontaneamente. Material adicional é necessário para varrer os fios e estabilizar os pólos.

As moléculas de água ajudam a estabilizar o processo. "Se comercializada, uma memória ferroelétrica criada a partir destes nano-fios poderia chegar aos computadores domésticos, tornando os HDs atuais obsoletos. A capacidade extrema fornecida por estes dispositivos poderia facilmente colocar o equivalente a uma sala repleta de discos rígidos em um cartão de bolso, mas esta idéia também pode ser aplicada a outros componentes computacionais, como uma memória RAM ferroelétrica", diz o comunicado da universidade.

De qualquer forma, para comercializar a tecnologia ainda seria preciso que outros nano-fios lessem e escrevessem dados nos fios de gravação. Isto iria requerer algo como um chip de material estável com uma jaqueta de água cercando cada nano-fio e cerca de 12,8 trilhões de conexões externas deste chip para os fios de leitura e gravação.

Leia o mencionado comunicado da universidade em snurl.com/ql7k, onde se lê que, com a referida tecnologia, no futuro poderemos ter, por exemplo, um iPod tocando música continuamente durante 100 mil anos sem repetir uma única canção, ou mesmo um pen drive USB com capacidade para armazenar 32,6 milhões de DVD's na íntegra.

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1012451-EI4799,00.html

Nenhum comentário: