quinta-feira, setembro 18, 2008

Todo homem devia saber

Outro dia tava pensando na vida. Tenho feito isso muitas vezes ultimamente, coisa de homem trabalhador e preocupado com o futuro (prefiro acreditar). Daí eu perguntei sozinho, o que eu poderia fazer para ser uma pessoa melhor. Perguntei, ainda sozinho, se eu sou uma boa pessoa. A resposta veio em frase típica de jargão: se eu ainda posso perguntar, quer dizer que ainda tenho tempo de resolver, ou fazer.

Parei por um segundo e resolvi listar todas as coisas que acho que devia aprender. Falar da minha vida não renderia um post, então acabei criando a lista do “Todo homem devia saber”:

Todo homem devia saber:
- Um parágrafo ou salmo relevante da bíblia.
- Como fazer uma criança sorrir.
- Como amar uma mulher.
- Muito sobre um assunto.
- Nada sobre um assunto.
- Um poema completo.
- Como segurar um bebê.
- Executar um ofício.
- Escutar um desabafo.
- Aconselhar utilizando experiências próprias.
- Cantar uma música.
- Iniciar uma conversa.
- Um pouco sobre um time de futebol.
- O que espera do futuro.
- Um pouco de política e economia internacional.
- Um bom tanto sobre política e economia nacional.
- Como se portar num reunião de negócios.
- Como se portar numa mesa de bar.
- Como medir suas palavras diante crianças.
- Como elogiar com sinceridade uma mulher.
- Como segurar um jornal aberto, mesmo estando de pé.
- Como segurar uma garrafa tipo long neck.
- Como abrir uma garrafa de cerveja sem abridor.
- Como abrir uma garrafa de vinho.
- Como abrir uma garrafa de espumante.
- Como apreciar um copo de whiskey.
- Como beber shots de bebida forte.
- Como oferecer uma bebida a uma mulher.
- Como deixar uma mulher ficar bêbada com tequila.
- Temperar e assar uma carne.
- Como beber socialmente.
- Dar nó em gravata.
- Como passar a ferro uma camisa, uma calça e um paletó.
- Respeitar os que precisam ser respeitados.
- Exigir respeito de quem precisa respeitar.
- Receber ordens.
- Dar ordens.

Eu ainda não sei tudo isso, claro. Mas é como eu disse, se ainda consigo pensar sobre o que sou ou sei, quer dizer que ainda tenho tempo de fazer.

Um comentário:

Unknown disse...

Isso faz muito sentido...Eu acrescentaria à minha lista pessoal mais alguns tópicos:

-Saber a hora de parar de falar
-Saber perguntar, depois de bêbado, "como você se chama?" sem me enrolar.