sexta-feira, setembro 19, 2008

Google Audio Indexing


Uma sociedade como a nossa que produz tanta informação, tem duas grandes preocupações, armazenamento e resgate de dados. De que adiante produzir muito, se não for possível guardar? Daí vieram os grandes datacenters, com trocentos gigas de espaço disponível, ocupando andares de vários prédios. A pergunta seguinte é como resgatar um dado específico, um trabalho bem maior que procurar uma agulha num palheiro. Quem conseguiu responder essa última pergunta ficou rico, criou a marca mais famosa e hoje em dia está na vanguarda da contemporaneidade.

Mas o mundo tem mudado rápido e as pessoas acessam dados diferentes e têm demandas diferentes. Nessa transformação, os vídeos ganharam popularidade e a própria internet virou sinônimo de produção audiovisual.

Para preencher as novas necessidades também nesse novo conteúdo, o Google (meu capenga Word XP não conhece esse palavra - rs) acaba de lançar o Google Audio Indexing, com a mágica capacidade de procurar palavras-chave dentro dos vídeos e permitir que o usuário assista o recorde do vídeo que referencia o termo buscado.


Por enquanto, a ferramenta funciona somente com os vídeos das campanhas presidenciais americanas, mas esse é só o primeiro passo.

Eu fiz um teste procurando a palavra brazil. Descobri, satisfeito (de viver num mundo de tantas novidades) que funciona!

Um comentário:

Unknown disse...

Thiago, um dia te mando um texto sobre o Google e dominação mundial...Mas você já deve ter lido...Mas te mando mesmo assim...

E o que aconteceu com o Cuil?