quarta-feira, maio 23, 2007

Só quem já caiu


Só quem já levou um tombo, sabe como doem os joelhos. O desconforto de preparar-se para levantar. A humilhação de ver os outros na perspectiva do chão. O coração que não para, assustado pela queda. O orgulho ferido de ser traído pelas próprias pernas.

Sempre fui sonhador. Mas passo a passo os sonhos vão se transformando em esperanças até se definharem em desilusões.

Primeiro descobri que sozinho não poderia mudar o mundo. Depois, que poucos estariam dispostos a juntar forças comigo para fazer algo diferente. O universo não quer ser mudado.

Depois achei que as pessoas eram boas. Diminui meus padrões para me acomodar na ilusão de que a educação era um bem universal. Agora, esquecido, a verdade injusta é que poucos se importam com muitos. A maioria só tem um foco na vida, o próprio umbigo.

Por palavras não ditas, amigos vão ficando para trás. E cada uma dessas folhas que voaram da árvore seca, podem até dançar nos ares, como se mais leves que penas não precisassem de asas. Mas no final, de certeza só se tem a queda.

Decepcionado, triste e magoado o sol nasceu pálido abaixo das nuvens. Veio, olhou, não se importou e voltou a se esconder. Por que a escuridão? Perguntaram os olhos.

Porque não há mais razão para luz. Não há mais motivos para sonhar.

Aprendi hoje mais uma lição: que de poucos pode-se esperar.

2 comentários:

Unknown disse...

Ah, crescer é ter decepções, eu acho...Envelhecer é oxidar e aprender que as pessoas são piores do que nós jamais poderíamos imaginar que elas pudessem ser...A propaganda de Halls está errada, o mundo é sempre mais complicado do que parece...

Angélica disse...

"Por palavras não ditas, amigos vão ficando para trás."

Amigos, amores, projetos... Quem tem problema pra se expressar só se ferra nessa vida, viu?
Tô tentando de pouquinho em pouquinho aderir ao "não se reprima", mas é uma questão (como todas as outras) que não se resolve do dia pra noite. O caminho é longo, tortuoso, cansativo, e por vezes, decepcionante. Mas se todo o resto deu errado, vamos tentar.