quinta-feira, janeiro 25, 2007

Um estranho na Academia


Primeiro dia de academia. Odiei.

Lugar tenso. Se no mundo todo dizem que não devemos nos preocupar com a aparência física, mas sim o interior... na academia não foi ouvido.

Ouvi, sorrateiramente, dois amigos conversando, enquanto meu “instrutor” galanteava uma moça, estava em seu terreiro – acredito. Mas voltando aos sussurros: “claro que eu me preocupo mais com a roupa de vir aqui do que pra sair a noite. As pessoas aqui estão o tempo todo olhando...” (com mais erro de português, é claro – se a fuga vergonhoso para o comentário preconceituoso ainda me é permitido).

Verdade ou não, uma coisa é certa: eles estão olhando.

Encostado numa parede, vi um “bombado” passar e me observar desdenhosamente por alguns instantes. Observei seus olhos encontrarem minha barriga e o sorriso no canto da boca surgir quase que instantaneamente; não dura uma semana, acredito que foi o que pensou. Após perceber a gafe (hehehehe) continuou andando e dali há alguns segundos, ao encontrar um dos mil espelhos, assistiu o movimento autônomo de seus braços e tórax, contraindo-se em arrogância e pedantismo. Não falei nada. Falar o que?

Mesmo se me dissessem, “não se preocupe, não tem ninguém preocupado com você” – MENTIRA. Se não olhos, dezenas de espelhos espalham-se por todas as paredes em todos os cômodos. Na melhor das hipóteses meu EU maligno me observa suar em vergonha o simples estar ali. Desumano.

4 comentários:

Sujeito Oculto disse...

Lembro-me bem de quando, ainda franzino, comecei a freqüentar a academia. Eu ignorava tudo o que estava à minha volta: homens, mulheres... me concentrava nos aparelhos e nas orientações do professor. No final, valeu a pena, mas sempre me marcou como o ambiente era preconceituoso. Com sorte, você consegue malhar com os idosos, que, apesar de ocuparem o aparelho por uma hora, são muito mais simpáticos.

Angélica disse...

Eis um dos motivos pelos quais me mantenho fiel ao sedentarismo. Detesto homem bombado, detesto mulher que não esquece a maquiagem e o salto agulha nem pra fazer feira, detesto sentir que estão me medindo de cima abaixo.
Tenho até vontade de voltar a malhar, mas aí penso nessas coisas.

Anônimo disse...

Cara, como eu odiava isso...E como eu fico puto pensando que assim que eu formar eu volto a malhar...Fora o fato de que malhar é muito chato...

Thiago Reis disse...

Adorei essa pequena crônica de um dia de academia!
Quem sabe nao animo a malhar com vc?
Tenho só que ver os horários que vc tá indo!
Abração!