terça-feira, setembro 05, 2006

Todo futuro é caótico



Sempre sonhei em descrever um retrato do futuro caótico que aguarda a raça humana.

Por que deixar para depois? Perguntei-me essa manhã.

O medo roubado

Azureus, 1 de janeiro de 2042. Querido diário. Querido não. Porque querido é coisa de boiola! Simpático diário. Hoje assisti alguns vídeos interessantes do início do século. Essa primeira frase mesmo, era um exemplo do que eles chamavam de piada naqueles tempos. Não entendi muito bem, mas parece que era algo tipo para fazer rir.

Como será que era rir? Agora, enquanto me entrego ao vício do GOOGLETUBE, vejo rostos e jeitos mostrando os dentes, enquanto os olhos estranhamente mostram um sentimento que eu chamaria de felicidade. Mas como aquelas pessoas conseguiam momentos de prazer tão longos e só através de palavras?

Ta ai uma das coisas que eu nunca vou entender direito. Hoje, durante a aula de história pós-contemporânea (expressão que até hoje não me acostumei muito bem), o professor explicou sobre o medo.

O medo, disse ele, era um sentimento que fazia com que as pessoas não quisessem vivenciar algo, como uma revelação de que algo ruim estivesse se aproximando. O paradoxo do medo, explicou ele, era que ao mesmo tempo em que limitava a abragencia de ações dos humanos, também os impulsionava. Seria uma situação como o medo de serem infelizes, os faziam querer serem felizes. O medo da morte os faziam querer viver e por assim vai.

É claro que hoje o senso comum nos explica que aquela foi uma sociedade de enganos. Quase bárbaros. Mas eu pessoalmente acho, e tomara que ninguém me veja dizendo isso, que eles (lá do passado) tinham o que hoje nos falta.

Não estou reclamando da vida, estou satisfeito com meu trabalho diário lá no parque de diversões. Os novos tubos de conexão neural são ótimos, e nem temos mais que sedar as crianças na hora da instalação. É claro que algumas delas reclamam um pouco, mas num instante se acostumam. Sou digno porque meu trabalho me dá direito as rações diárias oferecidas pelo governo, apesar de não ser muito fã das pílulas de Vitamina E (mas é como dizem, sem o sol, o que mais poderíamos fazer?).

Mas mesmo assim, procuro pensar naquele mundo não como o caos da guerra e morte como nos ensinam por aí, mas mais como...? Não sei nem explicar. Mas vou pesquisar um pouco mais e te conto depois.

Saudações respeitáveis,

045368746-08/08-fev-2021.

Ah, quase ia me esquecendo, ontem foi a mudança oficial de ano. Essa bobagem como sempre, que você já conhece. Discurso na empresa e jejum em nome da grande guerra. Queria que essa data fosse mais feliz... Imagina só um coquetel de comemoração? Poderiam até servir aqueles novos comprimidos de serotonina...

4 comentários:

Nana disse...

Ei! Adorei!!!!!! Vc é demais!!!

Iara disse...

Postei um comentário em resposta ao seu...dá uma olhadinha lá e seja menos áspero pois vc nem me conhece...

Unknown disse...

Incrível como saímos da fase da utopia...Há uns cem anos todo mundo era tão otimista, os futuros possíveis eram tão favoráveis...

Anônimo disse...

Incrível como você é otimista com relação ao futuro. Agora vou dormir deprimida.